Guest post!
O universo é infinito, ou existem diversos universos dentro do nosso universo? A pergunta pode te deixar confuso, eu sei. Mas vamos devagar no assunto para você entender até onde essa questão quer te levar.
Existe uma teoria que afirma que o universo se repete em diversas escalas: a forma como os planetas giram ao redor do sol, assemelha-se a forma com que os elétrons contornam o núcleo de um átomo.
Você sabe o que é a Teoria do Fractal Cósmico?
A estrutura de uma galáxia (girando como hastes de um cata-vento) é igual a forma com que a água vai sifão abaixo em seu vaso sanitário.
Talvez eu tenha ido longe demais com meu exemplo. Contudo o que eu quero dizer é: os padrões repetem-se inúmeras vezes à nossa volta.
Vejam as esferas: um próton, uma pérola, o sol. Todos em escalar absurdamente diferentes, mas em formatos esféricos; bolas.
Há uma teoria na física para isso: Teoria do Fractal Cósmico. Existem físicos que a seguem e outros que a questionam. Mas isso nos faz pensar em mais uma coisa: E se a característica de infinitude do espaço também se repetir?
Do mesmo jeito que é impossível cruzar de ponta a ponta o universo, talvez seja impossível cruzar de extremo a extremo uma molécula de água.
Largando os números de lado, deixando discussão quântica para os físicos. Vamos pensar em uma questão física filosófica.
Qual o parâmetro do parâmetro?
Você já reparou que quando chegamos perto de algo, na verdade, estamos entrando dentro de algo novo, e não simplesmente chegando perto de um ponto final?
Por exemplo:
Imagine um formigueiro:
de longe, ele é um aglomerado de terra;
chegando mais perto, ele é uma mistura de insetos e barro;
mais perto, uma sociedade de insetos;
mais, uma colônia com regras e hierarquias;
mais, um coletivo de formigas e microrganismos (As formigas cultivam fungos para se alimentarem, são consideradas, inclusive, os primeiros agricultores do nosso planeta);
mais, uma simbiose entre insetos e fungos;
mais, um coletivo de moléculas orgânicas e inorgânicas.
Esse exemplo é infinito, poderia ultrapassar escalas quânticas.
Nosso universo é uma matrioska: dentro de algo, há outro algo. Uma casa em que a porta que abrimos para entrar em um quarto, na realidade, leva-nos a uma casa nova. Quando chegamos perto de algo, estamos de fato entrando em algo novo.
Eu te proponho a olhar o mundo de uma outra forma: Imagine que vivemos em um universo formados por diversas realidades; uma convergência de universos. Veja que há um mundo para se explorar, e que nem há a necessidade de darmos um passo. Tudo é um universo.
Em muitos momentos quando nos deparamos com problemas na vida, achamos que “tudo” está acabado.
Ora, mas o que é tudo em nosso universo?
Tudo é o planeta? A sua casa? O seu quarto? A sua cidade? O seu computador? Ganhar dinheiro? Seu continente? Um átomo de oxigênio?
O conceito de tudo, existência, realidade, universo, é criado por nós; tem seu limites apenas em nossa mente.
Então, não se limite, não se perca em coisas materiais como adquirir renda extra; não pense que você está sendo “pequeno” ou “grande”. O que é “pequeno” ou “grande” dentro dessa interseção de dimensões?
Mas, e aí? Pelo que você leu, responda-me a pergunta:
“O universo é infinito ou existem diversos universos dentro do nosso universo?” Deixe sua opinião abaixo! Será que as opiniões também são infinitas?
Comments